terça-feira, 14 de setembro de 2010

Educação e Ferramentas Web 2.0


Curso Educarede, Intercampus: O uso do Blog como recurso didático 2010.
Cursista: Maria Magnólia Ferreira de Sousa

ATIVIDADE 1 – Educação e Ferramentas Web 2.0

Para compreender melhor o que é essa ferramenta de aprendizagem utilizamos uma pequena definição de acordo o que se encontra na Wikipédia hoje sobre Web 2.0
Definições de Web 2.0 na internet:
·  Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. ... pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0
De acordo com Pozo (2002), vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender. Entretanto, muitos conhecimentos que podem ser proporcionados aos alunos atualmente não apenas deixaram de ser verdades absolutas em si mesmas, pois as novas tecnologias modificam a cada instantes a relação ensino aprendizagem. No ritmo das mudanças tecnológicas e científicas não podemos prevê quais os conhecimentos específicos que a sociedade precisará dominar.
Porém, a existência dos espaços cibercultura e das Tic’s no processo de formação tem modificado a educação no mundo, bem como, no Brasil com as instituições que intensificam nessa nova modalidade que é a Educação à Distância, dando oportunidade a muitos, haja vista, a grande quantidade de plataformas de aprendizagem disponíveis no mercado.
É interessante considerar que as possibilidades de aprendizagem colaborativa da web 2.0 permitem discussão de vários assuntos e novos paradigmas para compreensão das mudanças na sociedade e de um modo geral na escola, onde professores, alunos, gestores precisam está adaptados para o novo momento na educação, com os novos recursos se faz necessário curso que seja capaz de fazer uma diferença significativa no processo ensino aprendizagem.
Considerando aqui a acessibilidade pelo Brasil a fora, há de se verificar que nem todos alcançam essa modalidade, hoje compreendemos que nem todos possuem acesso a essas ferramentas, por isso debater essas questões é importante, embora existam na maioria das escolas os laboratórios de informática, mesmo assim ainda se faz necessário uma preparação melhor para os professores, e vejo que os alunos que tem acesso não são motivados para aprender, participam de comunidades sociais, mas apenas como diversão, entretenimento, e ainda não compreende o valor das informações que poder obter.
Destaco aqui os sites pesquisados (Google, Domínio Público e twitter) observo que em ambos há informações das mais variadas possíveis, embora tenha dificuldade para utilizar o twitter, (falta conhecimento da Língua Inglesa) mas há uma “febre” dessa ferramenta de comunicação. O site da Biblioteca do Domínio Pública trás muitas informações, desde livros, artigos, documentários etc, mas nem mesmo os professores têm interesse nessa ferramenta de pesquisa, ressalto aqui que os primeiros computadores que chegaram a escola onde trabalho trazia uma média de 1900 conteúdos, desde documentários, livros, jogos educativos, informações riquíssimas, mas,  nem 2% dos professores utilizaram esse material, por isso vejo uma grande necessidade da capacitação desses profissionais, que na minha região não é fácil fazer, a maioria não ver a internet como um espaço de aprendizagem, alegam não gostar e não ter domínio sobre o equipamento, o Google um site muito utilizado por todos, inclusive alunos, mas que precisa ser feito uma leitura reflexiva do conteúdo que lá se encontra, descartar o que desnecessário e refletir sobre o que ler.
Sou suspeita pra falar do valor que vejo no uso dessa ferramenta de aprendizagem que é a web, embora tenha muito a aprender como utilizá-la na sala de aula, mas estou pronta para buscar e vou melhorar o meu trabalho, coisa que não percebo nos meus colegas, vejo-os utilizando o laboratório de informática apenas para passar vídeos do youtube, ou usando o espaço para projetar apresentação no Powerpoint, com  isso deixando o aluno desacreditado do espaço como mais um local que poderia aprender, ficam  desmotivados pois isso já faz parte do seu dia a dia, não observam como um espaço de conhecimento e aprendizagem.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário