quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PLANO DO BLOG

TEMA: O desafio de ensinar e aprender com o uso das tecnologias!

JUSTIFICATIVA
A internet é uma grande ferramenta de comunicação, aliada a sala de aula torna –se um importante meio de interação entre o aluno e o professor. Por isso, criarei o blog para fazer essa interação, onde disponibilizarei assuntos pertinente ao conteúdo ministrado em sala de aula, bem como, assuntos do dia a dia vinculados ao noticiário local, nacional e mundial .
         Com isso espero motivar os alunos a compreenderem que a aprendizagem não está vinculada somente aos conteúdos ministrados em sala de aula, eles podem recorrer aos recursos disponíveis na escola que também fazem parte da vida deles para obter e melhorar os seus conhecimentos, com isso haja crescimento      em relação à compreensão do mundo e à participação na sociedade.         
OBJETIVOS
Ø Utilizar o blog como recurso pedagógico;
Ø Sugerir atividades que envolvam o aluno para uma leitura reflexiva;
Ø Usar essa ferramenta de interação no processo ensino aprendizagem e participação ;
Ø Garantir coerência entre os conteúdos administrados em sala de aula com as atividades de aprendizagens que pretendo proporcionar  aos alunos.
Ø Discutir em sala de aula as atividades que serão postadas no blog, informando aos alunos os procedimentos de participação.

ESTRATÉGIAS
Após a organização do blog, divulgar e apresentá-lo aos alunos para que entendam os objetivos proposto, disponibilizar o endereço, bem como, fazer uma atividade como meio de motivação e interação do uso dessa  ferramenta de aprendizagem.
         Lembrando que para motivá-los, as atividades propostas precisam ser bem definidas e que atendam aos objetivos a serem alcançados, interação, participação a aquisição de conhecimento.
         Outro dado importante é apresentar a direção da escola o trabalho que se pretende desenvolver para buscar apoio para que caso haja necessidade saber com quem contar, e ainda informar e solicitar dos pais autorização por escrito quando houver a publicação de trabalhos que envolvam fotos dos alunos, tais como: vídeos, slides com fotos, etc.       
 
AVALIAÇÃO
A avaliação deve acontecer continuamente, uma vez elaborada as atividades, observar as participações, caso não esteja acontecendo como o desejado, descobrir os fatores que por ventura possa está acontecendo e buscar soluções para que o trabalho se desenvolva de acordo com o planejado.

Um comentário: