quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aprendemos muito.. Obrigada Cida Marconcine e Alessandra.


PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



MARIA MAGNÓLIA FERREIRA DE SOUSA







PARÁFRASE: UM TEXTO DE UM TEXTO















Imperatriz
2011
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC




MARIA MAGNÓLIA FERREIRA DE SOUSA




PARÁFRASE: UM TEXTO DE UM TEXTO




Trabalho apresentado ao Núcleo de Tecnologia Educacional de Imperatriz (NTE-ITZ), como atividade obrigatória da Unidade IV, do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100h.

Tutora: Maria Aparecida Marconcine








Imperatriz
2011
TÍTULO: Paráfrase: um texto de um texto.
TEMA: O que é uma paráfrase?
AUTOR: Maria Magnólia Ferreira de Sousa         
INSTITUIÇÃO: Centro de Ensino Newton Barjonas Lobão
NÍVEL DE ENSINO: Ensino Médio

COMPONENTES CURRICULARES

ü  Ensino Médio – Língua Portuguesa e Literatura

DADOS DA AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Ø  Conceituar o que é uma paráfrase
Ø  Compreender a estrutura de um texto
Ø  Identificar os elementos base de um texto parafraseado
Ø  Construir um texto a partir de outro

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
04 aulas de 50 minutos

CONHECIMENTOS PRÉVIOS

ü Habilidade de leitura
ü  Compreensão textual
ü  Habilidade de pesquisa na internet

METODOLOGIAS

Aula 1 – Iniciar a aula com a leitura do texto bíblico de 1 Coríntios 13. Sondar qual o conhecimento dos alunos sobre paráfrase, o que é e como é composta. Em seguida organizar os alunos em 05 grupos e pedir que analisem o texto lido e cada grupo dará sua opinião a respeito do texto.
                   Após discussão dos grupos e defesa de suas posições em relação ao texto, levá-los para o Laboratório de Informática da escola. No laboratório entregar a cópia da música Monte Castelo de Grupo Legião Urbana e assistir ao vídeo, com isso fazer com que os alunos compreendam o que é uma paráfrase Em seguida serão divididos os grupos para a pesquisa, ficando assim distribuídos:
Grupo 1 – Deverá pesquisar e apresentar a todos no momento oportuno a definição de uma  paráfrase.
Grupo 2 – Apresentar a todos os grupos quais elementos do texto original não poderá deixar de constar numa paráfrase.
Grupo 3 – Socializar textos parafraseados na música
Grupo 4 – Pesquisar textos parafraseados na literatura
Grupo 5 – O grupo deverá construir um texto parafraseado de outra a escolha do grupo, podendo ser uma música ou um texto literário.

Aula 2 – Momento de socialização no laboratório de informática cada grupo deverá apresentar sua pesquisa dando explicação para os outros alunos, a fim de que todos compreendam o que é uma paráfrase, como é constituído um texto a partir de outro, observando sua característica, comparando os textos literários, bem como as letras de músicas. No momento da socialização o professor deverá observar se todos os alunos expressam o que compreenderam na pesquisa e se são capazes de construir e ou identificar um texto parafraseado. 

  • RECURSOS

*      Computador
*      Internet
*      Data show
*      Pendrive
*      TV / DVD
*      Notebook

Recursos complementares
*      Vídeo postado no site  http://www.youtube.com/user/Pekutuf


AVALIAÇÃO

                A avaliação se dará no decorrer das atividades, levando em consideração a compreensão do assunto abordado, a participação na pesquisa e no momento da socialização dos trabalhos a demonstração de interesse, a organização do grupo, a defesa do conteúdo e a integração com que o grupo faz sua apresentação.

REFERÊNCIAS


Letra da música disponível no http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22490/ visitado em 15 de março de 2011.

PATTERSON, Dorothy Kelley. A Bíblia da Mulher. Mundo Cristão e sociedade Bíblica do Brasil, 2ª edição. São Paulo-SP, 2003.

Vídeo disponível no site do http://www.youtube.com/user/Pekutuf visitado em 15 de março de 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário