quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mais Uma Tarefa Realizada Curso: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



MARIA MAGNÓLIA FERREIRA DE SOUSA








CONCEITOS, CURRÍCULO E TECNOLOGIA

















Imperatriz
2011
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



MARIA MAGNÓLIA FERREIRA DE SOUSA









CONCEITOS, CURRÍCULO E TECNOLOGIA

Trabalho apresentado ao Núcleo de Tecnologia Educacional de Imperatriz (NTE-ITZ), como atividade obrigatória da Unidade 4, do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100h.

Tutora: Maria Aparecida Conceição Marconcine











Imperatriz
2011
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
CURSISTA: Maria Magnólia Ferreira de Sousa
TUTORA: Maria Aparecida Conceição Marconcine
UNIDADE: I V           ATIVIDADE:7
DATA: 30/03/2011

CONCEITOS, CURRÍCULO E TECNOLOGIA


     De acordo com o Dicionário Interativo da Educação Brasileira (2004), currículo é:
O conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades, incluindo desde aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.

     E ainda segundo o Minidicionário da Língua Portuguesa (2005, p. 223) currículo é definido como “Conjunto de matérias de um curso”.
     De acordo com essas definições percebe-se a importância que se deve dar ao elaborar um currículo, aonde o mesmo vai muito além do planejar uma seleção de conteúdos que sejam relevantes para a aprendizagem do aluno, ainda é necessário que seja observado à realidade em torno da escola, verificando qual interesse e as preferências dos educandos, bem como da sociedade na qual ela está inserida.
     Segundo Almeida e Prado (2008), no artigo Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo, a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula, quando compreendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificando as tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados e se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática. Dessa forma se faz necessário o conhecimento prévio do professor sobre as tecnologias que deverá utilizar, a fim de saber como e quando atingir os resultados esperados na aprendizagem.
     Portanto, cabe ao professor transformar a sala de aula num lugar atrativo para o aluno, onde ele tenha prazer em estar e ainda aprenda de forma significativa o conteúdo planejado. Por isso, o professor precisa ir além, precisa saber de que forma interagir seu conteúdo e ou projetos com as tecnologias disponíveis em sua escola. 
     De acordo com Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (2005, p.40):

A utilização de tecnologias na escola e na sala de aula impulsiona a abertura desses espaços ao mundo e ao contexto, permite articular as situações global e local, sem contudo abandonar o universo de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade. Tecnologias e conhecimentos integram-se para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania.

      Dessa forma o professor precisa estar atento para planejar e ou replanejar atividades que promovam a aprendizagem, pois conforme ainda Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (2005, p.43):
O professor que atua nessa perspectiva tem uma intencionalidade como responsável pela aprendizagem de seus alunos, e esta constitui seu projeto de atuação, elaborado com vistas a respeitar os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos, incentivar o trabalho colaborativo (...).

Essa prática pedagógica é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, as tecnologias disponíveis, a escola e seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.
     Portanto, é responsabilidade do professor buscar a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)  no processo ensino  aprendizagem, pois com o uso das tecnologias desperta no aluno o interesse pela pesquisa, leitura e através desse processo a escrita será melhorada.
Para Ezequiel Theodoro da Silva (2005, p. 31):
A utilização de tecnologias na escola e na sala de aula impulsiona a abertura desses espaços ao mundo e ao contexto, permite articular as situações global e local, sem contudo abandonar o universo de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade. Tecnologias e conhecimentos integram-se para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania.

Fica evidente que o uso das tecnologias em sala de aula são recursos que possibilitam ao educando compreender os conteúdos e de forma mais dinâmica onde a aprendizagem se torna mais significativa para ele.
Portanto, com base em todas essas informações compreendemos que a melhor maneira para se trabalhar de forma a integrar o currículo e as tecnologias, é através de projetos que além de serem flexíveis, favorece ainda situações para que o aluno adquira conhecimentos de forma significativa e prazerosa.



REFERÊNCIAS

AULETE, Caldas. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

AGENCIA EDUCAÇÃO BRASIL. Dicionário interativo da educação brasileira. Currículo. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=72> Acesso em: 29 mar. 2011.

ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini ; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito.
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.

Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito.  Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações e ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF: SEED/MEC, 2005.




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