quinta-feira, 7 de abril de 2011

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA  EM  TECNOLOGIA  EDUCACIONAL  –  PROINFO
INTEGRADO
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS  DO MARANHÃO – STE/MA
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE  IMPERATRIZ  - UREI
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE  IMPERATRIZ - NTEITZ
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO  E APRENDENDO COM AS TIC
 

BLOG COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM
CE NEWTON BARJONAS LOBÃO
Cursistas: Dêidi Luci Silva
               Maria Magnólia Ferreira de Sousa
              Sonia Maria Pereira Silva
Tutora: Maria Aparecida Conceição Marconcine

Público-Alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Médio

INTRODUÇÃO
Os  blogs  hoje  são  objetos  de  atenção  nas  comunidades escolares  e  educacionais,  despertando  o  interesse  de professores, alunos e investigadores educacionais. Cada vez um maior número de alunos e professores de todos os níveisde  ensino,  descobre  na  criação  de  blogs  outra  forma  de aprender, de ensinar, de partilhar, de publicar, de comunicar.
Alguns  frutos  de  entusiasmos  ou  curiosidades  passageiras, outras  vezes  presenças  consistentes  e  continuadas  na web, os blogs criados e dinamizados por professores e/ou alunos são  cada  vez  em  maior  número  na  blogosfera  nacional, permitindo-nos  já  falar de uma blogosfera escolar cada vez mais  consolidada,  abrangente  e  diversificada,  que  engloba no  seu  seio  um  amplo  leque  de  abordagens  e  práticas educativas. Nas palavras de Gomes (2005:311):
Há  blogs  criados  e  dinamizados  por professores 
ou alunos  individuais,  há  blogs de autoria colectiva, 
de professores e alunos,há  blogs  focalizados  em  
temáticas  de disciplinas  específicas  e  outros  que
procuram  alcançar  uma  dimensão transdisciplinar. 
Há blogs que se constituem como portfólios digitais
do  trabalho  escolar realizado  e  blogs  que  
funcionam  como espaço de representação e
presença na Web de escolas, departamentos 
ou associações de estudantes.  (.  .  . ). A blogosfera 
educacional é  cada  vez  mais  transversal  aos  
diferentes níveis  de  ensino,  do  pré-escolar  ao  
ensino superior.

JUSTIFICATIVA
O  projeto  Blog  como  Instrumento  de  Interação  e Aprendizagem  foi  desenvolvido  com  alunos  do  Ensino Médio, no CE Newton Barjonas Lobão, em decorrência de uma  atividade  do  curso  Tecnologias  na  Educação: Ensinando  e  Aprendendo  com  as  TIC,  promovido  pelo Núcleo  de  Tecnologia  Educacional  de  Imperatriz  (NTE-ITZ), aliada à necessidade de envolver mais os alunos com o uso  das  tecnologias  existente  na  escola.  Com  isso,  foi sugerida como proposta desta equipe de cursistas a criação de  um  Blog  para  que  a  turma  possa  interagir  e  continuar aprendendo, mesmo à distância.

OBJETIVOS

  • Geral
 Utilizar  o  blog  como  espaço  de  construção  do conhecimento,  publicação  de  informações  educativo-
culturais,  assim  como  instrumento  de  interação  e comunicação.

Específicos: 
  •  Auxiliar  no  processo  de  ensino-aprendizagem utilizando  o  computador  como  ferramenta  de criação e publicação em Blogs para incentivar a pesquisa, leitura e interação;
  •  Estimular  maior  exploração  e  aproveitamento do laboratório de informática da escola;
  •  Aproximar  o  professor  do  universo  do  aluno, para  auxiliar  em  sua  comunicação  e  troca  de conhecimentos;
METODOLOGIA
Para desenvolver esse projeto,  foram realizadas pesquisas e estudos diversos. E como estratégia de apresentação, optou-se  pelo  uso  de  slides,  assim  como  utilizar  as  mídias existentes  na  escola,  ficando  assim  a  execução  das atividades:
  1º  momento:  apresentação  do  grupo  e  das tutoras do curso;
  2º  momento:  apresentação  dos  objetivos  do projeto;
  3º  momento:  apresentação  do  passo-a-passo para criação do blog;
  4º  momento:  parte  prática,  onde  os  alunos foram utilizar os computadores para criação de email  coletivo,  criação  do  blog  e  primeiras postagens.
  5º  momento:  agradecimentos  finais  pela colaboração  de  todos,  destacando  a participação dos alunos pela disponibilização e interesse na construção do blog coletivo.
TECNOLOGIAS E MÍDIAS UTILIZADAS:
  Notebook
  Data Show
  Computador
  Internet
  Câmera Digital
  
 RESULTADOS
Conforme apresentação e criação do blog, observou-se que foi  produtivo  e  bem  aceito  pelos  alunos  as  ideias transmitidas do projeto, pois alguns alunos que não  tinham conhecimento de como fazer ou publicar em um blog, já se organizavam  para  produzir  em  grupo  para  apresentação  e divulgação  de  trabalhos  produzidos  por  eles  em  Feiras  de Ciências  e  ainda  outras  atividades  produzidas  em  sala  de aula.
O  endereço  eletrônico  do  blog  produzido  é: http://1anoccaicvesp.blogspot.com 

CONCLUSÃO
 Através  deste  projeto,  conclui-se  que  as  tecnologias  já fazem  parte do  cotidiano da  escola, por  isso, buscar meios com  uso  da  internet,  de  blogs,  é  estar  inserindo  nas atividades  de  sala  de  aula  ferramentas  que  enriqueçam  e diversifiquem  ainda  mais  o  trabalho  já  realizado  pelos educadores. Com  isso, os  alunos  olham  de  forma diferente para  aqueles  que  buscam  inovar  a  prática  educativa,  o respeito  e  o  gosto  pelas  atividades.  Ficam  mais  alegres, motivados e com aumento de sua auto-estima ao produzir de forma motivadora e interativa.

REFERÊNCIAS
BRUSAMARELO  Raquel.  et  Al.  A  Utilização  do  Blog como  Ferramenta  de  Ensino-Aprendizagem  para  o Ensino  Médio  na  Escola  Estadual  Major  Otávio Pitaluga-  Anais  do  XXVI  Congresso  da  SBC  - WIE.  II Workshop  de  Informática  na  Escola  14  a  20  de  julho  de 2006, Campo Grande, MS. Disponível em:  <http://www.brie.org/pub/index.php/wie/article/view/920/906> Acesso em: 02 dez. 2010.

GOMES Maria João;, LOPES António Marcelino. Blogues escolares:  quando,  como  e  porquê?   Disponível  em: <http://www.edumat.com.br/wp-content/uploads/2008/09/blog-esc>  Acesso  em  02  dez.
2010.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário