INTEGRADO
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DO MARANHÃO – STE/MA
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ - UREI
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZ
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
BLOG COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM
CE NEWTON BARJONAS LOBÃO
Cursistas: Dêidi Luci Silva
Maria Magnólia Ferreira de Sousa
Sonia Maria Pereira Silva
Tutora: Maria Aparecida Conceição Marconcine
Público-Alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Médio
INTRODUÇÃO
Os blogs hoje são objetos de atenção nas comunidades escolares e educacionais, despertando o interesse de professores, alunos e investigadores educacionais. Cada vez um maior número de alunos e professores de todos os níveisde ensino, descobre na criação de blogs outra forma de aprender, de ensinar, de partilhar, de publicar, de comunicar.
Alguns frutos de entusiasmos ou curiosidades passageiras, outras vezes presenças consistentes e continuadas na web, os blogs criados e dinamizados por professores e/ou alunos são cada vez em maior número na blogosfera nacional, permitindo-nos já falar de uma blogosfera escolar cada vez mais consolidada, abrangente e diversificada, que engloba no seu seio um amplo leque de abordagens e práticas educativas. Nas palavras de Gomes (2005:311):
Há blogs criados e dinamizados por professores
ou alunos individuais, há blogs de autoria colectiva,
de professores e alunos,há blogs focalizados em
temáticas de disciplinas específicas e outros que
procuram alcançar uma dimensão transdisciplinar.
Há blogs que se constituem como portfólios digitais
do trabalho escolar realizado e blogs que
funcionam como espaço de representação e
presença na Web de escolas, departamentos
ou associações de estudantes. (. . . ). A blogosfera
educacional é cada vez mais transversal aos
diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao
ensino superior.
JUSTIFICATIVA
O projeto Blog como Instrumento de Interação e Aprendizagem foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio, no CE Newton Barjonas Lobão, em decorrência de uma atividade do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Imperatriz (NTE-ITZ), aliada à necessidade de envolver mais os alunos com o uso das tecnologias existente na escola. Com isso, foi sugerida como proposta desta equipe de cursistas a criação de um Blog para que a turma possa interagir e continuar aprendendo, mesmo à distância.
OBJETIVOS
- Geral
Utilizar o blog como espaço de construção do conhecimento, publicação de informações educativo-
culturais, assim como instrumento de interação e comunicação.
culturais, assim como instrumento de interação e comunicação.
- Auxiliar no processo de ensino-aprendizagem utilizando o computador como ferramenta de criação e publicação em Blogs para incentivar a pesquisa, leitura e interação;
- Estimular maior exploração e aproveitamento do laboratório de informática da escola;
- Aproximar o professor do universo do aluno, para auxiliar em sua comunicação e troca de conhecimentos;
Para desenvolver esse projeto, foram realizadas pesquisas e estudos diversos. E como estratégia de apresentação, optou-se pelo uso de slides, assim como utilizar as mídias existentes na escola, ficando assim a execução das atividades:
1º momento: apresentação do grupo e das tutoras do curso;
2º momento: apresentação dos objetivos do projeto;
3º momento: apresentação do passo-a-passo para criação do blog;
4º momento: parte prática, onde os alunos foram utilizar os computadores para criação de email coletivo, criação do blog e primeiras postagens.
5º momento: agradecimentos finais pela colaboração de todos, destacando a participação dos alunos pela disponibilização e interesse na construção do blog coletivo.
TECNOLOGIAS E MÍDIAS UTILIZADAS: 1º momento: apresentação do grupo e das tutoras do curso;
2º momento: apresentação dos objetivos do projeto;
3º momento: apresentação do passo-a-passo para criação do blog;
4º momento: parte prática, onde os alunos foram utilizar os computadores para criação de email coletivo, criação do blog e primeiras postagens.
5º momento: agradecimentos finais pela colaboração de todos, destacando a participação dos alunos pela disponibilização e interesse na construção do blog coletivo.
Notebook
Data Show
Computador
Internet
Câmera Digital
RESULTADOS
Conforme apresentação e criação do blog, observou-se que foi produtivo e bem aceito pelos alunos as ideias transmitidas do projeto, pois alguns alunos que não tinham conhecimento de como fazer ou publicar em um blog, já se organizavam para produzir em grupo para apresentação e divulgação de trabalhos produzidos por eles em Feiras de Ciências e ainda outras atividades produzidas em sala de aula.
O endereço eletrônico do blog produzido é: http://1anoccaicvesp.blogspot.com
O endereço eletrônico do blog produzido é: http://1anoccaicvesp.blogspot.com
CONCLUSÃO
Através deste projeto, conclui-se que as tecnologias já fazem parte do cotidiano da escola, por isso, buscar meios com uso da internet, de blogs, é estar inserindo nas atividades de sala de aula ferramentas que enriqueçam e diversifiquem ainda mais o trabalho já realizado pelos educadores. Com isso, os alunos olham de forma diferente para aqueles que buscam inovar a prática educativa, o respeito e o gosto pelas atividades. Ficam mais alegres, motivados e com aumento de sua auto-estima ao produzir de forma motivadora e interativa.
REFERÊNCIAS
BRUSAMARELO Raquel. et Al. A Utilização do Blog como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem para o Ensino Médio na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga- Anais do XXVI Congresso da SBC - WIE. II Workshop de Informática na Escola 14 a 20 de julho de 2006, Campo Grande, MS. Disponível em: <http://www.brie.org/pub/index.php/wie/article/view/920/906> Acesso em: 02 dez. 2010.
GOMES Maria João;, LOPES António Marcelino. Blogues escolares: quando, como e porquê? Disponível em: <http://www.edumat.com.br/wp-content/uploads/2008/09/blog-esc> Acesso em 02 dez.
2010.
2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário