quinta-feira, 7 de abril de 2011

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



MARIA MAGNÓLIA FERREIRA DE SOUSA









CRIANDO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARA O PORTAL DO PROFESSOR












Imperatriz
2011


PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



MARIA MAGNÓLIA FERREIRA DE SOUSA









CRIANDO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARA O PORTAL DO PROFESSOR

Trabalho apresentado ao Núcleo de Tecnologia Educacional de Imperatriz (NTE-ITZ), como atividade obrigatória da Unidade II1, do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100h.

Tutora: Maria Aparecida Conceição Marconcine






Imperatriz
2011
TÍTULO: Tipos ou Gêneros Textuais?
TEMA: Produção de Textos
AUTOR: Maria Magnólia Ferreira de Sousa
INSTITUIÇÃO: CE Newton Barjonas Lobão / CE Raimundo Soares da Cunha
NÍVEL DE ENSINO: Médio
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
SÉRIE: 2ª e 3ª

DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
*      Aprender que a produção de textos como uma atividade significativa de linguagem;
*      Mobilizar conhecimento e procedimentos em situações diversas.
*      Reconhecer a capacidade do ser humano de criar diferentes meios de comunicação;
*      Produzir competentemente textos dos gêneros que circulam nos variados ambientes discursivos da sociedade para viver de forma autônoma e cidadã.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
4 aulas de 50 minutos
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
*      Habilidades de leitura e interpretação de textos
*      Habilidades de pesquisa na internet

ESTRATÉGIAS:
AULA 01: Em sala de aula fazer apresentação do tema aos alunos que falarão dos conhecimentos já adquiridos sobre o assunto, observar alguns textos como: receita, bula de remédio, conta de luz, esclarecendo o que são tipos e o que são gêneros textuais.(01 aula)
AULA 02: No laboratório de informática os alunos, em grupos de três (03), irão pesquisar na internet as diferenças de tipos e gêneros textuais, no site do Slideshare


Figura 2
http://www.slideshare.net/gestarfazerepensar/tp3-1591339 para compreender melhor as diferenças na produção de texto na linguagem humana. Ainda farão uma visita ao site do Portal do Professor:

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9317, para ouvir o áudio sobre a o texto crônica e outras explicações sobre as funções de linguagem.

Figura 4
Essa etapa será trabalhada em duas (02) aulas, podendo ser ampliado para mais, dependendo da necessidade dos alunos.
AULA 03 – Após as leituras, discussões, esclarecimentos e pesquisas os alunos serão desafiados a produzir textos, observando os gêneros e tipos estudados.

RECURSOS:

*      Computador
*      Internet
*      Caixa de som
*      Data show

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de acordo com a participação, envolvimento na discussão inicial, os questionamentos se estão de acordo com as discussões, bem como através da produção de cada um no decorrer do desenvolvimento do projeto.

REFERÊNCIAS:

CAMARGO, Ana Paula Leite de. SANTOS, Isabel Pereira dos. Crônica: parte 1 [Categorias Literárias]. Disponível em:
PRODUÇÃO OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Escrevendo o Futuro. Revista Na Ponta do Lápis, ano V- nº 11-agosto 2009. Ministério da Educação, Cenpec, Fundação Itaú Social.
MORAES, Vinicius de. Para Viver Um Grande Amor. http://www.releituras.com/viniciusm_grandeamor.asp acessado em 7 de Fevereiro de 2001.
MARCUSCHI, Luís Antônio.Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade - Estados Unidos .www.slideshare.net/.../generos-textuais-presentation - acessado em 07 de Fevereiro de 2011.
http://www.slideshare.net/gestarfazerepensar/tp3-1591339 - acessado em 07 de Fevereiro de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário