PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
MARIA MAGNÓLIA FERREIRA DE SOUSA
CRIANDO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARA O PORTAL DO PROFESSOR
Imperatriz
2011
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE IMPERATRIZ - NTEITZ
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
MARIA MAGNÓLIA FERREIRA DE SOUSA
CRIANDO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARA O PORTAL DO PROFESSOR
Trabalho apresentado ao Núcleo de Tecnologia Educacional de Imperatriz (NTE-ITZ), como atividade obrigatória da Unidade II1, do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100h.
Tutora: Maria Aparecida Conceição Marconcine
Imperatriz
2011
TÍTULO: Tipos ou Gêneros Textuais?
TEMA: Produção de Textos
AUTOR: Maria Magnólia Ferreira de Sousa
INSTITUIÇÃO: CE Newton Barjonas Lobão / CE Raimundo Soares da Cunha
NÍVEL DE ENSINO: Médio
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
SÉRIE: 2ª e 3ª
DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:




DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
4 aulas de 50 minutos
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:


ESTRATÉGIAS:
AULA 01: Em sala de aula fazer apresentação do tema aos alunos que falarão dos conhecimentos já adquiridos sobre o assunto, observar alguns textos como: receita, bula de remédio, conta de luz, esclarecendo o que são tipos e o que são gêneros textuais.(01 aula)
AULA 02: No laboratório de informática os alunos, em grupos de três (03), irão pesquisar na internet as diferenças de tipos e gêneros textuais, no site do Slideshare
Figura 1: http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-presentation, e ainda
Figura 2
http://www.slideshare.net/gestarfazerepensar/tp3-1591339 para compreender melhor as diferenças na produção de texto na linguagem humana. Ainda farão uma visita ao site do Portal do Professor:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9317, para ouvir o áudio sobre a o texto crônica e outras explicações sobre as funções de linguagem.
Figura 4
Essa etapa será trabalhada em duas (02) aulas, podendo ser ampliado para mais, dependendo da necessidade dos alunos.
AULA 03 – Após as leituras, discussões, esclarecimentos e pesquisas os alunos serão desafiados a produzir textos, observando os gêneros e tipos estudados.
RECURSOS:




AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de acordo com a participação, envolvimento na discussão inicial, os questionamentos se estão de acordo com as discussões, bem como através da produção de cada um no decorrer do desenvolvimento do projeto.
REFERÊNCIAS:
CAMARGO, Ana Paula Leite de. SANTOS, Isabel Pereira dos. Crônica: parte 1 [Categorias Literárias]. Disponível em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9317> > Acesso em: 4 fev. 2011.
PRODUÇÃO OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Escrevendo o Futuro. Revista Na Ponta do Lápis, ano V- nº 11-agosto 2009. Ministério da Educação, Cenpec, Fundação Itaú Social.
MORAES, Vinicius de. Para Viver Um Grande Amor. http://www.releituras.com/viniciusm_grandeamor.asp acessado em 7 de Fevereiro de 2001.
MARCUSCHI, Luís Antônio.Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade - Estados Unidos .www.slideshare.net/.../generos-textuais-presentation - acessado em 07 de Fevereiro de 2011.
http://www.slideshare.net/gestarfazerepensar/tp3-1591339 - acessado em 07 de Fevereiro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário